Método Abdominal Hipopressivo

O Método Abdominal Hipopressivo é fundamentado nos princípios da Yoga, mais precisamente da Uddiyana Bandha, onde Uddiyana significa subir, elevar-se, e Bandha significa contração, que utiliza a respiração com pausas respiratórias cada vez maiores e obtem-se a trava do diafragma.

Os exercícios abdominais hipopressivos são utilizados de forma terapêutica e fitness desde a década de 80, quando o fisioterapeuta belga, Marcel Caufriez, aprimorou uma sequência de exercícios posturais, realizados ritmicamente, cuja principal característica é a ativação tônica da cintura abdominal e do assoalho pélvico.

O MAH é, portanto, uma técnica respiratória e postural que reduz a pressão das cavidades abdominal e pélvica. Como benefícios, o MAH reduz a circunferência da cintura; melhora a postura e o desempenho sexual; tonifica a musculatura abdominal profunda; previne hérnias de disco, inguinais e abdominais; elimina dores nas costas; e trata patologias como incontinência urinária e diástase abdominal no pós-parto.