RPG

Reeducação Postural Global ou R.P.G. (ou sua marca registrada RPG) é uma técnica de Fisioterapia desenvolvida na França por Philippe Emmanuel Souchard, a partir do trabalho de Françoise Mézières e de vários anos de estudos e pesquisas em Biomecânica e Física. Consiste em uma técnica de ajustamentos posturais para reorganização dos segmentos do corpo, através do estiramento do tecido muscular retraído para reequilíbrio dos músculos que mantém a postura, utilizando ainda o princípio da "fluagem" (que é o estado fisiológico da forma ou contração constante dos músculos da postura) para manter o alinhamento do corpo. Além disso, utiliza técnicas manuais para a liberação das fáscias, tecido conjuntivo que reveste os músculos e órgãos do nosso corpo.

O RPG é um método de tratamento fisioterapêutico, individual e globalizado, ou seja, corrige o corpo todo em conjunto, seguindo o conceito de cadeias musculares. O tratamento consiste em reorganização da musculatura profunda, alinhando as estruturas articulares do corpo (cabeça, coluna, quadril e membros), ganho de resistência dos músculos para alguns indivíduos e ganho de amplitude tecidual. O tratamento de R.P.G. é feito através de posturas combinadas a respiração coordenada para alinhamento das estruturas e aumento da flexibilidade do corpo e melhor mobilidades das articulações do corpo.

O R.P.G. tem indicação para indivíduos com lesões de coluna vertebral (hernias, protusões discais), distúrbios de articulação temporomandibular, alteração de equilíbrio, assim como também desvios posturais (escolioses, cifoses, hiper lordoses) seguidos de dor ou não, podendo causar lesões ou síndromes diversas partes do corpo como por exemplo: bursites, tendinites, lombalgias, cervicalgias, síndrome do túnel do carpo, etc.

Atualmente, pelo estudo da Biomecânica, sabe-se que o RPG é um tratamento conservador que pode ser utilizado em conjunto com outras técnicas, objetivando evitar processos cirúrgicos.