Posturologia

É o estudo do sistema tônico postural que nos permite compreender diferentes patologias. Este método foi desenvolvido na França e no Brasil e é uma especialidade da fisioterapia.

O diferencial deste método é que a avaliação é feita através da observação dos captores posturais, principalmente pés, olhos e, em menor escala, pelas disfunções crânio mandibulares, sistema vestibular, articulações, alterações viscerais e cicatrizes profundas na pele além da própria coluna vertebral. A postura é então afetada diretamente pela alteração destes captores.

Alguns exemplos de alterações e dores causadas por desequilíbrios dos captores posturais:

Quando há assimetria dos ombros (um mais alto que o outro) normalmente há também alteração no quadril. Estes desequilíbrios podem ocorrem devido alterações musculares nos olhos (diagnosticada por testes), alterações de uma perna mais curta ou mesmo de um pé diferente do outro ou até mesmo de uma mordida cruzada. Este é um caso freqüente que tem início na infância e muitas vezes passa despercebido aos olhos dos pais. Quando não tratada nesse período pode evoluir de tal maneira a comprometer seriamente a saúde e a qualidade de vida no adulto;

O bruxismo, que é o hábito de apertar e ranger os dentes, provocando fortes dores de cabeça, desgaste dos mesmos e distúrbios da articulação mandibular, também é um grande vilão da postura;

As cirurgias como cesárea ou abdominoplastia por gerar aderências na cicatriz e causar desequilíbrios como alteração do centro de gravidade, ocasionando principalmente dores lombares e,

Pés valgos e planos (mais conhecidos como pés chatos), mesmo que com pouca evidência, aumentam a curvatura da coluna e podem ocasionar fortes dores. Porém, normalmente os sintomas aparecem na adolescência ou na fase adulta.

A reprogramação postural deve ser realizada a partir da avaliação de todos os captores posturais, seguida de uma análise postural e avaliação computadorizada com BAROPODOMETRIA e ESTABILOMETRIA, na qual são observadas alterações do centro de gravidade, desequilíbrios ântero-posteriores e laterais, picos de pressão na área plantar e tipo de pisada.

A partir dessa avaliação os captores alterados deverão ser corrigidos através de exercícios, tratamento osteopático, tratamento das cicatrizes, e confecção de um par de palmilhas posturais proprioceptivas, personalizada para cada indivíduo com o objetivo de corrigir as alterações observadas.

Este método é indicado para todas as pessoas acima dos 7 anos e deve ser vista como uma terapia curativa e preventiva.

Principais Indicações

Clínica Reacciona    Av. Independência, 350 Sala 113 - 11º Andar  Piracicaba, SP     Fone 19. 3375 2400
Reacciona Saúde & Performance     Rua Dona Eugênia, 775  Piracicaba, SP     Fone 19. 2534 2400
desenvolvido por Index Soluções