Azia, tosse com pigarro, queimação no estômago, má digestão, são alguns dos diversos sintomas do Refluxo Gastroesofágico. Se você ainda não sabe o que é o Refluxo, veja o texto que publicamos anteriormente: http://bit.ly/2flmcTJ .
Contrariamente à crença popular, os sintomas de refluxo não acontecem devido ao excesso de ácido no estômago. De fato, estudos mostram que o ácido estomacal insuficiente, tornam a digestão mais trabalhosa e muitas vezes causa alguns desconfortos, assim como acontecem com:
1. As famosas hérnias de hiato acontecem quando a parte superior do estômago se projeta acima do diafragma, permitindo que o ácido estomacal escape e elas podem causar os sintomas desagradáveis do refluxo. Bem como a gravidez, o excesso de peso pode colocar pressão extra sobre as válvulas e esfíncter que permitem a libertação de ácido. Além disso, a obesidade é frequentemente associada a baixos níveis de ácido do estômago.
2. As pessoas que comem excessivamente e de forma rápida, sem ao menos prestar atenção no que estão fazendo. Como combater a má digestão neste caso? Estar presente para as refeições e ficar atento com a qualidade dos alimentos que ingere.
3. Fumantes, pois fumar prejudica os reflexos musculares, aumentando a produção de ácido de forma anormal, portanto cigarros devem ser evitados por quem sofre de refluxo.
4. Alguns medicamentos, incluindo ibuprofeno, relaxantes musculares, algumas prescrições de pressão arterial e aspirina também podem causar refluxo. Leia as bulas e discuta alternativas com seu médico.
5. A deficiência de magnésio pode levar a um funcionamento inadequado do esfíncter o que não impede que o ácido escape. Dentre outras causas, uma muito comum nos dias de hoje é o estresse e a correria do dia a dia, o que acaba contribuindo para várias das alterações citadas anteriormente. Parar, respirar ou meditar podem ser ótimas saídas.
Dentro dessas causas já podemos ter mente que não é simplesmente um comprimido milagroso que irá resolver o problema. Mudanças de hábitos alimentares, percepção do corpo, repouso para mente, são essenciais. Uma dica para quem está tendo sintomas para dormir é elevar a cabeceira da cama de 10 a 15 cm.
Uma abordagem que tem tido muitos resultados interessantes para tratamento de patologias estomacais é a Osteopatia. Um método que busca a causa dos problemas, sem uso de medicamentos, e por meio de técnicas manuais pode reorganizar o corpo e permitir que o mesmo encontre o caminho da cura.
Se você acredita que mais pessoas merecem conhecer um pouco mais sobre este tema, compartilhe e questionem, pois estamos totalmente dispostos para ajudá-los! Vamos juntos conscientizar a população mostrando que existem meios muito eficazes, porém ainda pouco conhecidos, para restaurar a saúde de todos.