Acupuntura

Consiste em um ramo da Medicina Tradicional Chinesa onde através da inserção de agulhas em determinados pontos do corpo, consegue-se estimular o fluxo de energia que circula em nosso organismo, proporcionando melhora da qualidade de vida. Quando em equilíbrio, nosso corpo trabalha em perfeita harmonia, favorecendo a conexão corpo-mente.

A Acupuntura atua sobre nossa Energia Vital, o QI, que circula através dos meridianos sobre todo o corpo, órgãos e vísceras. Quando esta energia, por algum motivo físico, emocional, metabólico ou outro, deixa de fluir, o indivíduo desenvolve os bloqueios energéticos, apresentando como consequências os desconfortos e patologias.

Os resultados ocorrem pois, ao estimular os pontos na pele, a informação chega até o córtex cerebral e atua sobre os sistemas endócrino, nervoso e imunológico, favorecendo a circulação de energia antes interrompida. . O estímulo é capaz de promover liberação de substâncias químicas conhecidas como neurotransmissores, desencadeando uma série de efeitos importantes: analgésico, anti-inflamatório, relaxante muscular; além de uma ação moduladora sobre as emoções, os sistemas endócrino e imunológico e várias outras funções orgânicas.

Um dos pontos forte da acupuntura é a prevenção de doenças, muitas pessoas se submetem à prática visando apenas ao bem-estar e ao equilíbrio.

Entre as principais indicações da Acupuntura, temos os efeitos analgésicos, para qualquer tipo de dor, depressão, insônia, alterações gástricas e intestinais, enxaquecas, bruxismo, rinites e sinusites, entre outras.

Hoje a procura por esta forma de tratamento tem aumentado muito, e uma das justificativas é o fato de ser isenta de efeitos colaterais que podem ser causados por alguns medicamentos alopáticos.

O tratamento pode ser realizado em qualquer faixa etária, sendo muito eficiente também em crianças e bebes.