O que é Treinamento Funcional? E seus benefícios

Os atributos citados nas imagens são os benefícios que o Treinamento Funcional pode trazer para sua vida. Como? Confira o texto.
O que é Treinamento Funcional? E seus benefícios

Os atributos citados nas imagens são os benefícios que o Treinamento Funcional pode trazer para sua vida. Como? Veja o texto abaixo:

Treinamento Funcional, nada mais é que utilizar os movimentos corporais para realizarmos tudo o que fomos projetados para fazer. Como por exemplo: Empurrar, Puxar, Agachar, Correr, Girar e Saltar. E combinando essas variações, teremos o chamado treinamento funcional.

Com esse tipo de treinamento você pode conseguir: Melhora do equilíbrio, melhora de força, flexibilidade, resistência, coordenação e velocidade. Além disso, promovemos também um trabalho de fortalecimento dos músculos menores e mais profundos, os quais garantem a estabilidade das articulações. Temos que ressaltar a melhora na postura e também a redução de lesões!

Com o treinamento funcional consegue-se trabalhar o corpo por completo nos diversos planos: sagital, frontal, horizontal e transverso. O que isso significa?! 🤔 Caso você faça academia observe que, a maioria dos exercícios que é realizado ou é sentado ou deitado isolando apenas aquele grupo muscular. Por exemplo: Um supino reto sentado na máquina ou deitado no banco com uma barra livre. Porém, no Treinamento Funcional é exigido muito mais do nosso corpo, integrando mais músculos e planos diferentes para realizar determinados exercícios. Portanto, a dificuldade aumenta, devido às amplitudes de movimento ou pela força da gravidade, fugindo um pouco dos movimentos guiados pelos aparelhos.

Além do peso corporal, das amplitudes de movimento e também da força da gravidade. Podemos utilizar de vários outros implementos para a prática do Treinamento Funcional são eles os pesos livres com halteres ou barras, cordas, bolas, slide, fitas de treinamento em suspensão, kettlebell, bosu, cabos, entre outros.

O Treinamento Funcional pode ser praticado por qualquer tipo de pessoa, pois existem regressões e progressões dos exercícios, ou seja, podemos deixar os exercícios leves com uma intensidade adequada para iniciantes ou exigir um pouco mais se a pessoa já for treinada ou se for atleta com uma intensidade e amplitudes maiores.

Lembrando sempre que, os exercícios devem ser prescritos gradualmente no seu treino por um Educador Físico capacitado, respeitando a aptidão física de cada indivíduo, buscando a sua adaptação aos novos estímulos, para que assim, de forma progressiva você possa ganhar saúde e também qualidade de vida. E, é claro, se beneficiar de todos os resultados de um bom treinamento funcional.

Texto escrito por: Thiago Arbex, Professor de Educação Física e coordenador da Clínica Reacciona.

Para saber mais sobre o treinamento funcional RCI e outros serviços que oferecemos Ligue (19) 2534-2400 ou mande um Whatsapp (19) 98927-0101 para Piracicaba e (15) 3217-5872 ou (15) 99714-1410 para Sorocaba.


 

Reacciona
21 de Março de 2018

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