Você sente dor?

Certamente, para grande maioria das pessoas a resposta foi sim. E realmente, não é mentira, todos sentimos dores. Porém, existe uma grande diferença na maneira em como cada pessoa entende a dor e, é sobre isso que vamos falar um pouco.
Você sente dor?

Certamente, para grande maioria das pessoas a resposta foi sim. E realmente, não é mentira, todos sentimos dores. Porém, existe uma grande diferença na maneira em como cada pessoa entende a dor e, é sobre isso que vamos falar um pouco.

Já imaginou que a dor tem uma função vital para todos os seres? Estudos revelam que indivíduos que não sentem dores têm uma expectativa de vida muito baixa. 

Existem várias estruturas no corpo que podem causar dores como ligamentos, nervos, músculos e articulações. Todas essas estruturas têm algo em comum, que é: você só sentirá a dor, caso o SEU cérebro perceba que a “lesão” é perigosa.

Pois, é! Quem aqui nunca viu uma criança chorar somente depois que viu o sangue no seu dedo do pé? Ou melhor, assistiu filmes baseado em fatos reais em que um soldado somente percebe que levou um tiro, quando já estava seguro?

E será que o contrário também pode acontecer? Será que você pode perpetuar a sua dor somente pelo fato de ter medo dela, ou por seu cérebro ainda entender que está em perigo pelo simples fato de ter sido rotulado com uma HÉRNIA DE DISCO, OU ARTROSE entre outros rótulos que são geralmente dados a diversos pacientes? A resposta para todas essas perguntas é SIM!!!

Tirando raras exceções, ninguém quer sentir dor e quando sente já quer se livrar logo dela. Algo totalmente compreensivo, já que é uma sensação desagradável. Mas, você já tentou encarar a dor de uma forma diferente?

Diversos estudos mostram que a dor não tem uma relação direta com patologias discais, por exemplo. Mas, esses mesmos estudos mostram que o fato do paciente entender o seu problema e o processo da dor, sem medo e com respeito, ajuda e muito no processo de cura.

Por este motivo, a Clínica Reacciona quer que você entenda melhor a fisiologia da dor nos conceitos mais modernos e estudos atualizados. Quanto mais você entende sua dor, mais fácil encará-la!

Não deixe de nos acompanhar em nosso blog, em breve teremos mais temas sobre este assunto aflige tantas pessoas.

Se você achou interessante, compartilhe com as pessoas que você acredita que estejam precisando de ajuda.
 

Reacciona
24 de Janeiro de 2018

Mais Artigos

Ver todos
Clínica Reacciona    Av. Independência, 350 Sala 113 - 11º Andar  Piracicaba, SP     Fone 19. 3375 2400
Reacciona Saúde & Performance     Rua Dona Eugênia, 775  Piracicaba, SP     Fone 19. 2534 2400
desenvolvido por Index Soluções