Liberação Miofascial e sua importância

Liberação Miofascial e sua importância

Vimos anteriormente como hábitos culturais podem deixar nosso corpo mais fraco e mais encurtado, levando a problemas como a fasceite plantar. Felizmente, existem alguns cuidados que ajudam esse complexo do pé estar mais saudável e com mais força nos músculos que o envolvem, são eles: ficar mais tempo descalço, com os pés livres e caminhar pela casa ou por gramados com os pés no chão, o que colabora muito para que os músculos dos pés fiquem mais fortes.

Quanto mais tempo deixamos nossos pés livres de calçados apertados, quanto mais caminhamos por diferentes superfícies mais exigimos que esses músculos se contraiam para nos manter bem equilibrados e na postura ereta, fortalecendo e dando mobilidade às estruturas dos pés como músculos e fáscias.

Outra questão a se pensar, é sobre o encurtamento da cadeia posterior, essa tensão gera um grande estresse sobre as fáscias dos pés, então como melhorar essa questão?

As Liberações miofasciais ou liberações de pontos gatilhos (pontos de tensão e dor nos músculos) vão ajudar muito a combater esse problema tensional. Essas liberações musculares são feitas por meio de exercícios com bolinhas rígidas sobre esses pontos de tensão, que ajudam a liberar o músculo, promovendo uma elasticidade melhor dessa cadeia muscular. Técnicas de terapia manual e manipulações também são recomendadas, pois devolverão o equilíbrio dessa cadeia posterior e acelerarão o processo de recuperação dos tecidos sob estresse, livrando-o desse desconforto da primeira pisada do dia ou essa dor na sola dos pés que incomoda durante o dia todo. Porém, em alguns casos o uso de palmilha pode ser indicado, mas isso falamos em um próximo post. Fiquem ligados em nossas redes sociais!

Reacciona
21 de Novembro de 2017

Mais Artigos

Ver todos
Clínica Reacciona    Av. Independência, 350 Sala 113 - 11º Andar  Piracicaba, SP     Fone 19. 3375 2400
Reacciona Saúde & Performance     Rua Dona Eugênia, 775  Piracicaba, SP     Fone 19. 2534 2400
desenvolvido por Index Soluções