Fasceite Plantar, Esporão calcâneo

Fasceite Plantar, Esporão calcâneo

Você sente dor na sola do pé? Dor ao dar o primeiro passo no chão após acordar?

Esses são sintomas frequentes de quem sofre de “fasceite plantar” ou “esporão de calcâneo”, um processo inflamatório que atinge a fáscia, que passa pela sola do pé, ou a inserção dos músculos, que se inserem na região do calcâneo.

Um problema muito comum em nossa sociedade de hoje, o qual com certeza você já teve ou conhece alguém próximo que já passou por esse incômodo. Realmente é uma disfunção prejudicial para nosso dia-a-dia e que, às vezes, leva-se um tempo para melhorar.

Por que é um problema frequente na atualidade? Quais são os mecanismos que levam a esse estresse na região da sola dos pés?

Bom, nossos pés têm funções importantíssimas para nosso corpo, eles são responsáveis, junto das nossas pernas, por nos levar aonde quer que seja, também são peças fundamentais na manutenção do nosso equilíbrio em pé, além de serem elementos que nos mantém em uma postura organizada e correta.

Eles foram projetados pela natureza para serem uma plataforma firme, bem tonificada e com liberdade de movimento principalmente dos dedos e arcos plantares.

Porém, uma das causas, que acontecem nos dias atuais, é que devido aos calçados justos e apertados, temos constantemente inibido essa função e tonificação dos músculos dos pés. Além disso, diminuímos, cada vez mais, a distância que percorremos durante o dia, utilizando de meios de transporte para nos deslocarmos a qualquer lugar que vamos.

Essa duas atitudes que adotamos por conta da cultura atual é altamente prejudicial à saúde dos pés. Por deixarmos de usá-lo como função de deslocamento, além de espremer os músculos dentro de calçados bicudos e apertados levando todo o complexo do pé a ficar desorganizado, mais fraco e com maior chances de sofrer estresses em suas estruturas ósseas e musculares.

E por consequência, quando você realiza uma atividade que necessite de um pouco mais de força do seus pés, como caminhadas longas, essa musculatura plantar que está fraca pode provocar um sofrimento na fáscia, para tentar sustentar todo o peso do corpo, todas as tensões, porque a musculaturas estão inibidas devido ao calçado, e isso pode se tornar uma inflamação por um estresse que ela deveria estar acostumada a ter.

Outros mecanismos levam a um problema de fasceite plantar ou esporão de calcâneo, porém contamos para você em um próximo post! 😉

Reacciona
06 de Novembro de 2017

Mais Artigos

Ver todos
Clínica Reacciona    Av. Independência, 350 Sala 113 - 11º Andar  Piracicaba, SP     Fone 19. 3375 2400
Reacciona Saúde & Performance     Rua Dona Eugênia, 775  Piracicaba, SP     Fone 19. 2534 2400
desenvolvido por Index Soluções