Tipos de calçados e mecanismo de lesão

Tipos de calçados e mecanismo de lesão

Seu calçado é o correto para correr? Nas últimas semanas falamos sobre quanto a visão de vida moderna pode trazer malefícios ao corpo pelo desuso da corrida e deslocamentos em grandes distâncias no nosso dia a dia. Se ainda não conferiu, veja: http://bit.ly/2xTECD4 e http://bit.ly/2ydv2v0

E para aumentar ainda mais essa problemática, quando vamos utilizar nossos pés para correr ou caminhar por aí, utilizamos calçados que costumam ir contra a anatomia, a qual os nossos pés se moldaram para função de amortecer a energia gerada na corrida.

Os tênis modernos têm uma tendência a terem um tipo de calço amortecedor no calcanhar, um bico apertado na região anterior dos pés e outro calço na região medial dos pés sob os arcos plantares mediais.

Esses produtos que nomeiam os melhores para amortecer impacto e melhorar a performance da capacidade de correr, acabam tendo efeito contrário, quando pensamos nessa mecânica natural desenvolvida pelos ancestrais. Como contém esse tal amortecedor no calcanhar, esses tênis nos induzem a termos uma entrada ao solo com a região do calcanhar pelo peso dele, além de apertados na região anterior diminuindo as funções nos arcos plantares e inibindo nosso sistema de mola.

Muito diferente da postura e posicionamento dos pés utilizados pelos nossos amigos ancestrais, que por conta de seus pés livres de calçados apertados, podem utilizar os mecanismos de amortecimento que se iniciam nos arcos plantares dos pés, passando pelo nosso tendão de Aquiles, transferindo energia por todo nosso sistema de mola que absorve toda energia e devolve para nós em forma de força elástica, promovendo uma corrida mais eficiente, com menor impacto e com menos gasto de energia.

E aí qual o melhor calçado para você correr? Confira com seu fisioterapeuta ou médico de confiança. 

Reacciona
11 de Outubro de 2017

Mais Artigos

Ver todos