Corrida: por que nos lesionamos ao praticar?

Corrida: por que nos lesionamos ao praticar?

Já é comprovado, há muito tempo, que realizar atividade física regularmente é fundamental para a manutenção de uma vida saudável, e dizem que é um dos remédios mais poderosos contra às grandes epidemias do mundo moderno como diabetes, cardiopatias, dores lombares, articulares, entre tantas outras.

Mas qual é o motivo, então, de nossos corredores se lesionarem tanto? Por que algo tão natural e de tamanha importância para evolução e sobrevivência da espécie humana, a corrida de longa distância, gera para os corredores do mundo moderno tantas lesões? Uma das possibilidades é: nós esquecemos como devemos correr.

A natureza se encarregou, durante milhares de anos, de moldar a nossa anatomia para obtermos estratégias mecânicas e termos mais eficiência com menor gasto energético possível em nossas corridas, projetando nossos pés, músculos e tendões para amortecer e absorver o impacto de cada passada, além de reutilizar essa energia para nos tornamos os melhores corredores de longa distância desse planeta.

Nós carregamos toda essa herança genética e anatômica dos ancestrais, vivendo hoje, em um ambiente totalmente diferente e incompatível com aquele que os nossos ancestrais viveram correndo. Um ambiente todo projetado para o conforto e menor gasto de energia física possível, onde usamos a tecnologia para minimizar o esforço físico de cada dia.

Estamos vivendo em cidades onde não precisamos mais de nossas próprias pernas para se deslocar a qualquer lugar, temos veículos, sistemas de transportes onde não necessitamos mais caminhar ou correr para se chegar a um outro local distante, sofás muito confortáveis que nos permitem passar horas inativos.

Toda essa tecnologia somado a um sistema cultural inadequado a evolução e função anatômica do sistema musculoesquelético trouxe ao ser humano moderno uma grande desorganização das funções articulares e musculares e torna todo o complexo dos membros inferiores mais fracos e menos aptos a realizar a tarefa mais natural do ser humano, deslocar-se por longas distâncias. Quer saber como começamos a correr? Confira no: http://bit.ly/2xTECD4

Reacciona
04 de Outubro de 2017

Mais Artigos

Ver todos
Clínica Reacciona    Av. Independência, 350 Sala 113 - 11º Andar  Piracicaba, SP     Fone 19. 3375 2400
Reacciona Saúde & Performance     Rua Dona Eugênia, 775  Piracicaba, SP     Fone 19. 2534 2400
desenvolvido por Index Soluções