Existe história por de trás da corrida

Existe história por de trás da corrida

A corrida é uma parte fundamental da história do ser humano, nosso sucesso biológico e evolutivo está diretamente relacionado com a nossa capacidade de se locomover e correr por longas distâncias.

Durante alguns milhões de anos nossos ancestrais utilizavam a chamada “corrida de persistência”, ou mais conhecida como corrida de endurance (longas distâncias), para obterem alimentos de maiores valores energéticos e terem mais chances de sobreviver, neste caso, era a busca pela proteína e gordura animal.

Essa técnica de caça chamada “caça de persistência” consiste em um grupo de caçadores coletores, seres ancestrais que viviam em formações tribais, que despistavam um desses animais de maior porte de seu bando e começavam a persegui-lo durante longas distâncias, até esses animais entrarem em fadiga metabólica, ou cansaço. Pois, eles como quadrúpedes são muito mais velozes a nós em curtas distâncias, porém nenhum outro animal na natureza consegue correr tão longe e por tanto tempo seguido como os homo sapiens, que conseguiram para se adaptar. Quando esses animais entravam em fadiga eles ficavam vulneráveis e facilmente eram apanhados pelos nossos seres ancestrais.

Por meio desse sistema de caça, como por exemplo a de animais de maiores portes (antílopes), que os povos antigos começaram a aumentar a ingestão de proteínas e gorduras animais, o que os proporcionava uma capacidade de desenvolver cérebros maiores e mais eficientes, promovendo também uma nutrição melhor. Consequentemente, fortalecendo os genes, os quais poderiam ter sucessores com maior possibilidade de dar continuidade a espécie.

O homo sapiens desenvolveu tão bem essa capacidade de correr por longas distâncias que tínhamos 50% de chances de sucesso a cada caça, ou seja, se eu não capturasse um animal hoje, amanhã eu teria sucesso. A nível de comparação dessa eficiência, com uma arma, como o arco e flecha, o homem tem 20% de chances de sucesso por investida.

Porém, todo esse nosso talento natural para correr tão bem e por tão longe não é infalível! E após 50 anos de calçados acolchoados e apertados somado a má postura para correr, resultaram em que 80% dos corredores, sofrem ou sofrerão pelo menos uma lesão a cada ano.

Portanto, ao praticar a corrida, mesmo ela te fazendo bem, ela pode se tornar prejudicial, caso não saiba a técnica! Mas, isso é assunto para outro post, fique atento em nossas redes sociais e site, assuntos como estes estarão sempre disponíveis. 

Reacciona
13 de Setembro de 2017

Mais Artigos

Ver todos
Clínica Reacciona    Av. Independência, 350 Sala 113 - 11º Andar  Piracicaba, SP     Fone 19. 3375 2400
Reacciona Saúde & Performance     Rua Dona Eugênia, 775  Piracicaba, SP     Fone 19. 2534 2400
desenvolvido por Index Soluções