Pilates e Osteoporose

Pilates e Osteoporose

Com o passar do tempo, é natural que o corpo sofra alterações e, para que se possa ter autonomia, é necessário manter sua aptidão física.A prática de atividade física é uma estratégia para manutenção da autonomia, melhoria da capacidade funcional, diminuição dos riscos de queda e, consequentemente, melhoria da qualidade de vida.

Segundo os números do Ministério da Saúde (MS), do International Osteoporosis Foundation (IOF) e da Associações de Pacientes e de Combate à Osteoporose (Fenapco), uma a cada três mulheres com mais de 50 anos tem osteoporose, sendo que 75% dos diagnósticos são feitos somente após a primeira fratura. Mas não são só as mulheres, um em cada cinco homens também sofrem com a patologia. Estudos têm mostrado diversos efeitos positivos do Método Pilates para a condição física e a saúde de seus praticantes. Outros estudos, mostram a melhora, também, para equilíbrio, postura, flexibilidade, dor, mobilidade da coluna, capacidade pulmonar, qualidade de vida, composição corporal, capacidade funcional e remodelamento ósseo. A prática de exercícios físicos tem por objetivo deixar os ossos mais fortes, ajudando a melhorar o desempenho e funcionamento de todo o corpo.

O Pilates é um Método que oferece exercícios variados e que respeita as particularidades – necessidades e limites – de cada aluno. Não há desgaste físico nem estímulo à fadiga. Durante os exercícios, os ossos são submetidos à carga mecânica, favorecendo o aumento da massa óssea. O Pilates também ajuda a trabalhar o equilíbrio, a força muscular, a concentração e a coordenação, os quais são essenciais para evitar a ocorrência de quedas e consequente risco de fraturas, além de promover uma melhora do alinhamento postural, evitando padrões de movimentos incorretos e prevenindo a incidência de lesões.

Os benefícios já confirmados, junto com o embasamento científico, fez com que o Método Pilates fosse reconhecido em toda área de saúde. O que confirma isso é o fato de cada vez mais médicos indicarem este tipo de atividade para seus pacientes, principalmente aqueles que apresentam alterações posturais.Alguns hospitais no exterior, e até mesmo no Brasil, possuem um estúdio completo em seu complexo, para atender os pacientes acometidos por diferentes tipos de enfermidades. Além desta visão de tratamento, temos a prevenção, que é tão importante quanto a reabilitação.

O método Pilates pode ser procurado como uma atividade física para prevenir lesões, uma vez que trabalha as necessidades individualizadas de cada aluno, promovendo fortalecimento e alongamento muscular entre outros inúmeros benefícios.

Reacciona
11 de Julho de 2017

Mais Artigos

Ver todos
Clínica Reacciona    Av. Independência, 350 Sala 113 - 11º Andar  Piracicaba, SP     Fone 19. 3375 2400
Reacciona Saúde & Performance     Rua Dona Eugênia, 775  Piracicaba, SP     Fone 19. 2534 2400
desenvolvido por Index Soluções