O Pilates como solução para problemas posturais

O Pilates como solução para problemas posturais

O Pilates como tratamento para a hérnia de disco

 

Ter uma boa postura não possui apenas importância estética. A coluna vertebral é responsável pela funcionalidade do corpo humano, independentemente da posição que o indivíduo se encontra: em pé, sentado, agachado, entre outros. Um movimento errado e a sobrecarga na coluna vertebral pode resultar em uma hérnia de disco. Dessa forma, o cuidado com a coluna vertebral deve ser observado em todos os momentos, inclusive na realização das atividades diárias. Isso significa que é fundamental manter a boa postura não apenas ao andar ou se sentar, mas também ao carregar objetos, ficar muito tempo em uma mesma posição, subir ou descer escadas, etc. Mesmo que para alguns seja algo óbvio, muitas pessoas que se queixam de dores nas costas, incluindo as regiões cervical e lombar, se esquecem de observar suas posturas durante as atividades de suas rotinas.

Quais são os fatores que podem levar à uma hérnia de disco?

Vários fatores contribuem para a má postura e reduzem a qualidade de vida dos indivíduos. Acompanhe abaixo:

• Hereditariedade;

• Atividades que impliquem em muito tempo em uma mesma posição, seja em pé ou sentada;

• Alterações que modificam o centro de gravidade do corpo, como a gravidez ou o uso constante de sapatos de salto alto;

• Traumas direto ou de repetição na coluna vertebral, principalmente na região lombar;

• Movimentos bruscos, como empurrar algo muito pesado, inclinar ou girar o tronco com frequência, entre outros.

É importante levar em consideração que as hérnias de disco não afetam somente a coluna vertebral. Tais alterações promovem um desequilíbrio corporal global e afetam drasticamente a qualidade de vida de uma pessoa.

O Método Pilates pode ser utilizado por pessoas com hérnia de disco

Quando as pessoas são diagnosticadas com hérnia de disco, a primeira preocupação é que serão impossibilitadas de realizar vários movimentos. Muitos questionam o profissional sobre quais seriam esses movimentos a não ser realizados e estes profissionais devem responder que nenhum movimento deve ser evitado, mas sim orientado sobre qual a melhor forma de serem realizar. Sabe-se hoje, por meio de de artigos científicos, que o movimento bem orientado é a melhor forma de tratar esta patologia. Na maioria das vezes, a hérnia irá doer apenas quando tocar o nervo, por isso as pessoas precisam preparar o corpo para que consigam se movimentar adequadamente durante sua rotina. Assim, o Método Pilates é uma atividade terapêutica extremamente indicada, pois a realização dos exercícios proporciona a melhora da mobilidade e a estabilização da coluna vertebral, aumento da força muscular, melhora da coordenação motora e equilíbrio. Todos esses fatores melhoram os sintomas e a dor e, com isso, o indivíduo poderá retornar sua prática das atividades de vida diária, trabalho e atividades físicas sem se preocupar com as dores.

Como o Método Pilates evita o surgimento da hérnia e disco?

As pessoas que possuem algum problema na coluna vertebral, nem sempre podem praticar determinados exercícios físicos. Por isso, o Método Pilates tem se demonstrado cada vez mais muito eficaz como uma forma de tratamento e manutenção dos pacientes que apresentam hérnia de disco ou outras alterações na coluna vertebral, podendo ser praticado por pessoas de diversas idades e indicado para quem precisa fortalecer a musculatura ou até mesmo para um atleta de alto nível, aliviando as dores, a curto e longo prazo. A prática do Pilates possibilita, em primeiro lugar, o restabelecimento do controle e equilíbrio entre corpo e mente. Em uma aula de Pilates, o indivíduo apreender a perceber seu corpo em relação ao espaço que ocupa, permitindo que ele seja orientado a se conscientizar em relação aos seus desequilíbrios posturais, corrigindo-os e permitindo o realinhamento da coluna vertebral. A partir do momento que a coluna vertebral está alinhada, as dores e desconfortos originados de alterações tendem a sumir, melhorando a qualidade de vida e a aparência física. Estar ciente da posição de seu corpo em relação ao espaço que ocupa permite que o indivíduo consiga, diariamente, movimentar-se de maneira adequada e protegendo sua coluna e articulações em seu dia a dia. Com a prática do Pilates, a melhora dos sintomas da hérnia de disco se inicia a partir da estabilização dos músculos específicos da coluna e gerando o afastamento entre as vértebras com o alongamento associado à respiração e contração dos músculos profundos do abdômen. Assim, aumentando o espaço intra-articular, há um alívio da compressão dos discos vertebrais. A postura melhora, as articulações se tornarão mais flexíveis, os músculos mais fortes e alongados, e o corpo mais equilibrado, possibilitando assim uma vida mais saudável e sem dores. O exercício é feito com o auxílio do comando verbal, levando o indivíduo a ficar ciente conforme o alongamento abre espaço entre as vértebras para realinhar a coluna. Ainda assim, o instrutor pode usar um estímulo tátil (toque) para auxiliar o praticante a perceber as áreas que precisam de maior atenção durante o exercício. A manutenção da coluna vertebral é algo constante e que demanda atenção. No entanto, feita corretamente, pode proporcionar um expressivo aumento da qualidade de vida das pessoas que têm hérnia de disco ou outras alterações da coluna vertebral, permitindo que realizem suas atividades diárias normalmente e livres de dor.

Reacciona
16 de Junho de 2017

Mais Artigos

Ver todos
Clínica Reacciona    Av. Independência, 350 Sala 113 - 11º Andar  Piracicaba, SP     Fone 19. 3375 2400
Reacciona Saúde & Performance     Rua Dona Eugênia, 775  Piracicaba, SP     Fone 19. 2534 2400
desenvolvido por Index Soluções