10 motivos para praticar Pilates e ter uma saúde de ferro

10 motivos para praticar Pilates e ter uma saúde de ferro

O Pilates é uma prática que beneficia seus adeptos de uma forma completa. Um dos grandes diferenciais da prática é que a criação de Joseph Pilates não é um conjunto de exercícios gerais. Isto significa que o Pilates existe para suprir as necessidades de cada indivíduo e, assim, melhorar as áreas vitais para cada um dos alunos. Assim, o Pilates é uma filosofia de vida para indivíduos dos 8 a 80 anos.

Confira abaixo 10 benefícios que a prática do Pilates proporciona.

Melhora da postura, da coordenação motora e do equilíbrio

A prática do Pilates melhora a consciência corporal, ou seja, o indivíduo começa a ter uma melhor percepção de seu corpo e, em relação ao espaço em que se encontra. Os exercícios são praticados com total atenção para que sejam eficazes, aprimorando sua coordenação motora, seu equilíbrio e a postura.

Melhora da flexibilidade e da mobilidade

Os exercícios de Pilates que têm como objetivo aumentar e melhorar a flexibilidade, trabalham as amplitudes das articulações do corpo, melhorando a qualidade dos movimentos e enfatizando o alongamento do corpo como um todo, que facilita as atividades do dia a dia.

Fortalecimento muscular global

Diferentemente da musculação, por exemplo, o fortalecimento muscular promovido pelo Pilates ocorre de forma global e não segmentada. No Pilates, há a ativação concomitante de vários grupos musculares, o que permite a integração de músculos principais e acessórios.

Melhora a respiração

A respiração é um dos pontos mais importantes no Pilates. Aliás, a musculatura respiratória é sempre ativada durante as aulas. Assim, o aluno reaprende a respirar de maneira correta e, com isso, se torna capaz de controlar a ansiedade e a lidar mais eficientemente com as situações estressantes do cotidiano.

Alívio de dores e desconfortos

Principalmente para os praticantes que sentem muitas dores nas costas, o Pilates fortalece a musculatura da região cervical (pescoço), paravertebral, da região lombar e da região abdominal, realinhando a coluna, amenizando e até eliminando tais dores.

Melhora da densidade óssea

Benefício importante principalmente para as mulheres que desenvolvem osteoporose com maior incidência que os homens, o Pilates contribui para melhorar a densidade óssea, evitando fraturas e prevenindo condições degenerativas.

Melhora da qualidade do sono

Ao cuidar da respiração, o praticante de Pilates passa a se sentir menos ansioso. Por conseguinte, promove bem-estar, facilita o relaxamento e melhora a qualidade de sono.

Estímulo da memória e aumento da capacidade de concentração

O Pilates exige que seus praticantes fiquem totalmente concentrados nos movimentos que estão realizando. Desta forma, além de um movimento correto e eficaz, a memória é estimulada e a capacidade de concentração aumenta.

Liberado para público em geral

Isso significa que o Pilates é indicado para qualquer pessoa, de crianças a idosos. Além disso, as gestantes também são bastante beneficiadas pela prática, principalmente para o treino de equilíbrio e no controle da respiração, o que pode contribuir para um parto mais tranquilo.

Melhora da autoestima

Todas essas mudanças benéficas fazem com que os praticantes adquiram um novo olhar para o mundo. O bem-estar que a prática promove permite que o indivíduo desenvolva sua autoconfiança e se sinta mais preparado para a sua rotina diária.

O Pilates é uma das maneiras mais prazerosas e naturais de manter sua saúde em perfeito estado.

Aproveite esses benefícios e comece a praticar hoje mesmo.

Reacciona
26 de Maio de 2017

Mais Artigos

Ver todos
Clínica Reacciona    Av. Independência, 350 Sala 113 - 11º Andar  Piracicaba, SP     Fone 19. 3375 2400
Reacciona Saúde & Performance     Rua Dona Eugênia, 775  Piracicaba, SP     Fone 19. 2534 2400
desenvolvido por Index Soluções