Alimentos essenciais para quem pratica atividades físicas

Você sabia que uma alimentação adequada pode ajudá-lo a alcançar seus objetivos de treino mais rapidamente?
Alimentos essenciais para quem pratica atividades físicas

Você sabia que uma alimentação adequada pode ajudá-lo a alcançar seus objetivos de treino mais rapidamente?

Os nutrientes que vêm dos alimentos são o que garantem com que os adeptos à prática frequente de atividades físicas consigam aprimorar seus desempenhos musculares por meio da força, resistência e velocidade de contração dos músculos.
A alimentação, quando balanceada e rica em nutrientes, promove uma verdadeira revolução no organismo humano: uma pessoa com o organismo bem nutrido passa a ter mais energia, disposição, bom humor, além de noites de sono completamente reparadoras, fatores que a capacitam-nas a lidar com as intempéries do dia a dia com bastante maestria.
Com isso em mente, separamos abaixo alguns tipos de alimentos que vão abastecer o seu organismo e deixá-lo pronto para turbinar os seus ganhos nos treinos. Confira!


1.    Proteínas


Carnes vermelhas, que são ricas em vitaminas do complexo B, e as carnes brancas, quando grelhadas, são essenciais para quem deseja ganhar massa muscular.
O peito de frango grelhado ganhou notoriedade por apresentar a porcentagem ideal de proteína por porção. Além disso, este é o tipo de proteína de absorção rápida e porcentagens quase inexistentes de gordura e carboidrato.
Já os peixes, principalmente o salmão e a sardinha, são ricos em ômega 3, substância que protege o coração e o sistema nervoso central como um todo, servindo de prevenção para a depressão.
A albumina, proteína encontrada na clara do ovo, é considerada uma das proteínas mais poderosas da natureza. A gema do ovo é extremamente benéfica e é rica em ferro. Além disso, o ovo é um alimento bastante versátil e barato, principalmente quando comparado com as carnes. Por isso, aproveite e inclua omeletes, ovos mexidos e cozidos que cabem em qualquer receita fit.


2.    Gorduras do bem


O maior erro de quem deseja emagrecer ou de quem inicia uma reeducação alimentar sem a orientação adequada é eliminar a gordura do cardápio. O que muita gente ainda não sabe é que as gorduras, assim como todos os grupos alimentares, são as responsáveis por executar funções essenciais ao organismo, como a síntese de hormônios.
Melhor do que cortar totalmente as gorduras da alimentação, é ingerir alimentos que possuam gorduras consideradas do bem: as oleaginosas (nozes, castanha-do-pará, castanha de caju, amêndoas, macadâmias, avelãs, etc.), frutas como o abacate e o coco, e o azeite de oliva extra virgem são fontes ideais destas gorduras do bem que, quando consumidas sem excessos ou exageros, contribuem para o emagrecimento e a regulação da síntese de hormônios.
O óleo de coco extravirgem, extraído por meio da prensagem da fruta, é rico em ácidos graxos da cadeia média, o que significa que ele não fica acumulado no organismo humano. Entre outros benefícios, o óleo de coco é considerado termogênico, ou seja, ele ativa o metabolismo que otimiza a queima de gordura. Além disso, o óleo de coco faz com que a sensação de saciedade perdure.


3.    Carboidratos complexos


Carboidratos complexos são carboidratos ricos em fibra que mantêm a sensação de saciedade por mais tempo e liberam a energia no organismo de maneira gradativa. A semente de linhaça, por exemplo, entre outros tipos de grãos integrais, ainda contribui para a prevenção de doenças que acometem o sistema cardiovascular.
Outro carboidrato complexo que ganhou popularidade por seus benefícios nutritivos é a batata-doce. Não é à toa que a combinação frango e batata-doce é a preferida dos atletas, esportistas e do público fit em geral. Juntos, estes dois alimentos dão energia para a realização dos exercícios e facilitam o ganho de massa muscular.
Gostou de nossas dicas? Conte para a gente como faz para manter uma alimentação balanceada.
 

Reacciona
03 de Março de 2017

Mais Artigos

Ver todos
Clínica Reacciona    Av. Independência, 350 Sala 113 - 11º Andar  Piracicaba, SP     Fone 19. 3375 2400
Reacciona Saúde & Performance     Rua Dona Eugênia, 775  Piracicaba, SP     Fone 19. 2534 2400
desenvolvido por Index Soluções